terça-feira, 19 de julho de 2016

O que acontece com quem resolve comer claras de ovo durante uma semana?

A nutricionista Silvia Lancellotti, da Clinica Caixeta lista as propriedades e quais são os principais benefícios da clara de ovo. A albumina, presente em grande quantidade da clara do ovo, é uma proteína muito poderosa que estimula o desenvolvimento dos músculos e promove sensação de saciedade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara ainda melhora a disposição e a concentração.

“Composta basicamente de água e proteínas, ela ajuda a prolongar a saciedade, sendo grande aliada no processo de emagrecimento”, afirma a nutricionista. Ainda segundo a especialista, a clara de ovo também atua na reparação, manutenção e desenvolvimento da massa muscular. Além disso, a clara de ovo ainda ajuda em um problema que muitas mulheres por aí enfrentam, a flacidez. A clara de ovo minimiza a flacidez da pele porque impulsiona a produção de colágeno no organismo. “Rica em aminoácidos essenciais e minerais, como zinco e manganês, a clara do ovo também promove a formação de neurotransmissores e proporciona a sensação de bem-estar, graças ao triptofano, que estimula a serotonina”, afirma Silvia.
O ovo não é rico apenas em proteína. A gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerado valioso para a saúde do cérebro. “Estudos relacionam o consumo adequado de colina (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) a um menor risco de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer”, comenta a nutricionista Lia Buschinelli.
Já as substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês dão ao ovo o poder de combater o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão.
Mas afinal, como devemos consumir a clara de ovo? A dica da nutricionista Silvia Lancellotti é consumir a clara cozida, com a seguinte receita: ““Deixe-o no fogo de três a cinco minutos contando depois que a água começar a ferver”, ensina. A especialista afirma que consumir até duas porções por dia é o ideal para aproveitar os benefícios do alimento. Ela alerta ainda que crianças menores de um ano não devem consumir o alimento por ser considerado um alimento com alto potencial de causas de alergias.

Nenhum comentário: